quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mensagem de Acolhimento

Notícias nos chegam pelos Jornais, que é em Portugal que mais se morre de frio.
Estranharemos todos por certo esta questão; será mesmo verdade? Bem, o que sabemos é que a construção em Portugal, e de à muitas decadas, tem estado na mão de pessoas e empresas que sempre visaram em primeiro lugar o lucro. Não estaria errado, se não fosse um tipo de lucro estranho aos olhos de muitos, o lucro pelo lucro!
Atentemos ao que se passa em nossas casas, e refiro-me às edíficadas com mais de 3 anos...; se hoje pedirmos uma certificação energética, dificilmente obteremos boa nota. E pergunta o leitor, e...? Pois bem, essa "má" nota dá-nos conta de quanto é gulosa a nossa casa por energia (leia-se desperdícios). E sabendo nós que a Energia está em crise (concordamos??) ou seja os nossos bolsos estão em crise, essa classificação reveste-se de uma importancia vital.
Legítimo seria pedir responsabilidades aos promotores imobiliários... mas como?
Outras estudos, dizem-nos que em Portugal, uma habitação vê o seu custo duplicado ao fim de 10 anos, com encargos inerentes à obtenção de conforto habitacional. E lá fora, também é assim? No resto da Europa, claro. A resposta já o leitor terá induzido. E afinal em que ficamos? Nem tudo são más notícias, existe hoje um conjunto de regulamentos que obriga os promotores e as construtoras a cumprir critérios elementares que significarão no futuro o desaparecimento de muitos destes erros.
Uma pergunta fica, e a minha casa? O meu investimento de uma vida... que lhe faço para que não me leve à banca-rota... Uma vez mais a resposta existe, mas o primeiro passo, esse é seu... caro leitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário